Cardiologia

Ecocardiograma

O ecocardiograma é uma ultrassonografia feita no peito do paciente.

O que é o ecocardiograma?

O exame ecocardiograma é uma ultrassonografia que é feita no peito do paciente, permitindo que o médico obtenha uma imagem em alta resolução do coração do indivíduo em movimento.

 

Para que serve o ecocardiograma?

O ecocardiograma serve para a detecção de doenças cardíacas no geral. Ele oferece uma imagem de maior qualidade que a de outros exames, como o Raio-X, além poder oferecer também a percepção do movimento.

Com o ecocardiograma, o paciente não é exposto a radiação, não precisa ser sedado e o procedimento é minimamente invasivo.

 

Como é feito o ecocardiograma?

De forma geral, o ecocardiograma é feito da mesma forma que o ultrassom normal, com a diferença de que ele avalia o coração e é feito no peito.

Utiliza-se um gel na pele, que permite que o aparelho deslize com maior facilidade e o equipamento é encostado no corpo do paciente. Por meio do retorno de ondas sonoras, forma-se uma imagem que permite que o médico veja o coração do paciente em movimento e da forma menos invasiva possível.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.