Cardiologia

Mamografia

Indispensável para a saúde da mulher, o exame de Mamografia é capaz de visualizar através do aparelho de raios-x (mamógrafo) lesões benignas e câncer.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é mamografia?

A mamografia é um exame de imagem cuja função é capturar imagens da estrutura dos seios, permitindo ao médico procurar nódulos e cistos que podem ser um sinal de alerta para o câncer. Caso algo seja detectado, ainda assim são necessários exames complementares antes de se fechar um diagnóstico definitivo.

Também chamada de mamografia bilateral, por capturar imagens dos seios nos dois lados do corpo, a mamografia é feita em um aparelho de Raio-X adaptado para capturar os seios, chamado mamógrafo.

Ela também pode ser mamografia digital, utilizando um equipamento mais moderno, que permite ampliar áreas e ter uma visualização mais clara da mama da paciente.

Mamografia dói?

Não necessariamente. No entanto, por se tratar de uma área do corpo bastante sensível, a mamografia pode ser um exame que causa um certo desconforto na paciente.

Dependendo do dia, do tamanho dos seios da paciente e da sensibilidade da pessoa, é possível sim sentir que a mamografia dói.

No entanto, é preciso lembrar que a mamografia é a melhor forma de prevenir o câncer de mama e que ela deve ser feita com periodicidade. O desconforto da mamografia é temporário e a paciente sai com um resultado que pode ajudá-la a prevenir doenças e condições médicas adversas.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.