Cardiologia

Raio X

Com avaliação rápida e segura, os exames de Raios-X podem ser realizados em diferentes partes do corpo, que dependerá da necessidade do paciente.

Exames e Procedimentos relacionados

O que é raio-x?

Raio-x é um dos exames de imagem mais comuns na Medicina, feito para avaliar diferentes partes do corpo do paciente, como contusões e fraturas nos ossos e na musculatura do corpo, pode ajudar a mostrar alguma obstrução intestinal ou até mesmo a quantidade de líquidos presentes no pulmão do paciente, ajudando a descobrir, por exemplo, casos de pneumonia.

 

Como é feito o exame de raio-x?

O raio-x é um exame não invasivo e indolor.  Nele, o paciente pode deitar-se em uma maca ou ficar de pé contra uma determinada superfície. O exame geralmente é focado em uma única parte do corpo, geralmente orientada de acordo com uma queixa do paciente.

Então, um aparelho emite um feixe de luz e partículas que são invisíveis a olho nu. No entanto, essas partículas conseguem atravessar o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade, de acordo com a área do corpo.  Esses feixes de partículas, após atravessarem no corpo de um paciente, aterrissam em uma chapa e deixam suas impressões ali, como se fosse uma fotografia mesmo.

Assim, aquilo que é osso ganha uma determinada impressão, enquanto tecidos moles e partes líquidas geram outras marcas, permitindo que o médico visualize o interior do corpo do paciente e feche um diagnóstico com base no exame de raio-x. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.