Cardiologia

Raio X Contrastado

Os exames de Raios-X em que são utilizados contrastes, permitem analisar com mais detalhes a região de interesse, sendo assim, indispensáveis no diagnóstico em alguns casos solicitados para avaliação.

O que é raio-x contrastado?

Também chamado de raio-x com contraste, o exame de raio-x contrastado é um exame de raio-x tradicional, em que antes de sua realização, o paciente recebe uma dose de um medicamento determinado que permite uma melhor visualização de diferentes pontos e estruturas do corpo do indivíduo.

Geralmente esse medicamento é o sulfato de bário, que o paciente ingere via oral. A partir da imagem obtida no raio-x, o médico consegue avaliar se esse indivíduo tem alguma alteração fisiológica importante em pontos como o esôfago, o estômago e o duodeno.

Outro medicamento que pode ser utilizado é o iodo, sendo que ambos destacam com clareza as estruturas do sistema digestivo do paciente, sem a necessidade de sedação ou de procedimentos mais invasivos.

O paciente também pode fazer um raio-x contrastado com contraste injetado em veia. Nesse caso, o objetivo do médico é avaliar a estrutura dos rins, gerando uma imagem que fornece detalhes das estruturas do órgão e sua localização precisa no corpo do paciente.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.