Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Sinônimos

  • Mri Abdome Superior
  • Ressonancia Magnetica Abdome Superior
  • Ressonancia Abdome Superior
  • Rm Abdome Superior

O que é o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior?

É um exame de imagem utilizado para visualizar órgãos e estruturas na região superior do abdome, que inclui fígado, pâncreas, baço, rins, glândulas suprarrenais e retroperitônio. A técnica utiliza campo magnético e ondas de radiofrequência para fornecer imagens de alta resolução, sem o uso de radiação e de forma não invasiva.

Para que serve o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior?

Esse tipo de ressonância magnética tem como principal função avaliar possíveis alterações na região do abdome superior. Ela é geralmente solicitada para investigar condições como nódulos, cistos, obstruções, malformações, doenças renais e problemas hepáticos. Além disso, pode servir para acompanhar a evolução de patologias diagnosticadas e auxiliar no planejamento terapêutico.

Quando o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior pode ser solicitado?

O exame é geralmente indicado quando há suspeita de condições que afetam a região abdominal superior. A ressonância magnética pode ser tanto o método padrão-ouro para o diagnóstico quanto atuar de forma complementar a outras técnicas, como a ultrassonografia, conforme cada caso. Também é utilizada para monitorar doenças já identificadas e ajudar na definição de tratamentos.

Quais doenças o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior pode diagnosticar?

A ressonância magnética do abdome superior pode ser utilizada no diagnóstico de diversas condições que afetam o fígado, o pâncreas, o baço, os rins, as glândulas suprarrenais e o retroperitônio, entre elas:

  • Cistos;
  • Nódulos;
  • Tumores;
  • Malformações;
  • Esteatose hepática;
  • Cirrose hepática;
  • Esplenomegalia;

O exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior precisa de preparo?

Sim, é preciso seguir cuidados específicos para realizar a ressonância magnética do abdome superior. Para garantir a precisão e a segurança do exame, confira a orientação de preparo completa disponível nesta página.

O que significam os resultados do exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior?

Os resultados são analisados por um médico radiologista, que identifica possíveis anormalidades na região estudada. Para concluir o diagnóstico, avaliam-se também exames complementares e o quadro clínico do paciente. Conforme os achados, o relatório pode indicar desde uma condição benigna até alterações mais complexas. Dessa forma, as conclusões variam para cada caso.

Qual especialista pode solicitar o exame de Ressonância Magnética do Abdome Superior?

Diferentes especialistas podem solicitar a ressonância magnética do abdome superior, de acordo com o quadro clínico do paciente, incluindo gastroenterologistas, hepatologistas, nefrologistas e oncologistas.

Preparativos para o exame

CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.

DURAÇÃO: 20 a 40 minutos por segmento.

JEJUM: 4 horas de jejum absoluto.

CONTRAINDICAÇÕES: não poderão realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (previamente, haverá entrevista minuciosa de segurança), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências) e cílios postiços ou colados, além de tatuagem ou micropigmentação feita há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez, informe à equipe no local.

EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.

OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, se houver, CPF e documento com foto).

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!