Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral)

Neste exame são examinados os ossos da mandíbula e têmpora, além de músculos e tendões mais o disco articular que compõem esta articulação.

O que é Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral)?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo, portanto, menos invasiva.

No caso da  Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral), estuda-se a articulação temporomandibular, conhecida popularmente por ATM. Aqui são examinados os ossos da mandíbula e têmpora, além de músculos e tendões mais o disco articular que compõem esta articulação.

Também conhecido por: Ressonância de condilo mandibular, Ressonância Magnética articulação temporo mandibular, Ressonância Magnética articulações temporo mandibulares, Ressonância Magnética atm, Ressonância Magnética atm (bilateral), Ressonância Magnética atm (boca aberta e fechada), RM articulação temporo mandibular, RM atm, RM atm (bilateral).

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral)?

O exame de Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral)?

Com o exame de Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) diagnosticamos disfunções da ATM, que causam fortes dores de cabeça, e podemos observar fraturas, desgastes e degeneração da articulação, além de artrite e deslocamento do disco articular da ATM.

Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) possibilita, ainda, avaliar câncer, infecções na ATM e hiperplasia do processo coronoide, que dificulta a abertura da boca, além da osteonecrose.

Pacientes que sofreram traumas na face também podem realizar a Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) para melhor avaliação.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados