Ressonância Magnética Articular de Punho

O objetivo deste exame é estudar a articulação do punho, onde os ossos rádio e ulna encontram-se com os ossos do carpo. 

Sinônimos

  • Ressonância Magnética Carpo-Ulnar/Radial (Punhos)
  • Ressonância Magnética dos Ossos Escafoides
  • Ressonância Magnética Punhos
  • RM Carpo-Ulnar/Radial (Punhos)
  • RM Punhos
  • RM Túnel Carpo Direito e Esquerdo

O que é Ressonância Magnética Articular de Punho?

A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como ossos e músculos sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto menos invasiva.

No caso da ressonância magnética articular de punho, o objetivo é estudar a articulação do punho, onde os ossos rádio e ulna encontram-se com os ossos do carpo. 

É o punho que nos permite realizar movimentos diversos, como dirigir, jogar tênis e movimentar um mouse de computador. É composto por duas articulações, além de uma série de tendões e ligamentos. Quando há queixa de dor no punho que não pode ser diagnosticada por outros exames, recomenda-se uma ressonância magnética articular de punho.

Também conhecido por: ressonância magnética carpo-ulnar/radial (punhos), ressonância magnética dos ossos escafoides, ressonância magnética punhos, rm carpo-ulnar/radial (punhos), rm punhos, rm túnel carpo direito e esquerdo.

 

Como é feito o exame Ressonância Magnética Articular de Punho?

O exame de ressonância magnética articular de punho é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca que desliza para dentro de um aparelho circular, entra e sai do tubo, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.  O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.

A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso deve-se remover objetos metálicos antes do exame.

Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética Articular de Punho?

Com o exame de ressonância magnética articular de punho, é possível diagnosticar fraturas no punho. Devido aos inúmeros pequenos ossos que compõem o punho, outros exames como Raio-X muitas vezes não permitem o diagnóstico de uma fratura no punho, assim, a ressonância magnética é recomendada. O mesmo vale para entorses ou torções de punho.

Além disso, outras condições que podem ser diagnosticadas por meio da ressonância magnética articular de punho incluem a síndrome do túnel do carpo,  a síndrome de quervain, a tendinite e artrite reumatóide.

A doença de kienbock também pode ser diagnosticada com este exame. Trata-se de uma condição em que um dos ossos que compõem o carpo não recebe suprimento de sangue suficiente e começa a degenerar, o que causa dor constante no punho.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados