Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3d

Neste exame estuda-se a porção inferior do crânio, permitindo avaliar trauma e malformações cerebrais.

Sinônimos

  • RM - CRÂNIO COM RECONSTRUÇÃO 3D
  • RM - CRÂNIO COM RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL

O que é Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3D?

A Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3D é um exame que utiliza um campo magnético com ondas de radiofrequência para obtenção de imagens das estruturas corporais tridimensionais e nos vários planos ortogonais. A RM não utiliza radiação ionizante, como nos exames de Raio-x.

Como é feito o exame Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3D?

O exame de Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3D é realizado mediante solicitação médica. Ao chegar ao local do exame, o paciente deita-se em uma maca, que desliza suavemente para dentro do aparelho. O paciente deve permanecer imóvel durante o exame para que as imagens sejam adquiridas.
O técnico responsável pelo exame sai da sala, mas continua em contato com o paciente por meio de um aparelho de comunicação interna. Assim, caso haja desconforto durante o exame, é possível informar o técnico. O exame dura cerca de 30 minutos.

Em alguns casos, é necessário fazer uso de contraste endovenoso que permite evidenciar determinadas áreas e avaliar com maior precisão caso a caso. Para isso, recomenda-se jejum de pelo menos 4 horas.
Por se tratar de exame com ondas magnéticas, não se deve utilizar materiais metálicos, e portadores de marcapasso devem comunicar o técnico responsável antes do início do exame.
A execução do exame depende da adequada acomodação do paciente no equipamento, principalmente aquele acima dos 120 kg.

 

Para que serve o Exame Ressonância Magnética do Crânio com Reconstrução 3D?

Com a ressonância magnética do crânio com reconstrução 3D estudamos a porção inferior do crânio, permitindo avaliar trauma e malformações cerebrais. Com este exame é possível diagnosticar tumores, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma ou hematomas cerebrais.

É usado também no estudo de epilepsia, esclerose múltipla e neurofibromatose.

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados