Tomografia Computadorizada de Coração para Avaliação do Escore de Cálcio Coronariano

Este exame permite detectar e quantificar calcificações presentes nas artérias coronárias e assim, indica o risco de eventos cardíacos (ex. infarto).

Sinônimos

  • Escore de Cálcio Coronariano
  • TC Cardíaca
  • Tomografia Computadorizada de Coração - para avaliação do escore de cálcio coronariano

O que é

Através de uma tomografia computadorizada do coração, permite detectar e quantificar calcificações presentes nas artérias coronárias (vasos responsáveis pela irrigação sanguínea do coração, e que quando obstruídos podem levar ao infarto agudo do miocárdio). O cálcio é um dos componentes da aterosclerose e serve como um marcador da sua presença no coração, e quanto maior a sua extensão, maiores são os riscos de ocorrência de eventos cardiovasculares como por exemplo o infarto.

 

Por que o exame é realizado: 

O teste é feito para o rastreio da doença arterial coronariana, e fornece informação individualizada sobre o risco de eventos cardíacos (ex. risco de infarto), permitindo um manejo também individualizado dos fatores de risco e da terapia preventiva.

 

Preparo

Não há necessidade de jejum ou de suspender o uso de qualquer medicamento. Evite fumar ou fazer uso de substâncias estimulantes (ex. cafeína) nas três horas que antecedam ao exame. Não é necessário estar acompanhado e é possível dirigir e trabalhar normalmente após o exame.

 

Roupas e objetos pessoais:

Será necessário remover as roupas acima da cintura (inclusive sutiã), que serão trocadas por um avental. Objetos pessoais ficarão armazenados em local fechado à chave, que ficará com o paciente durante todo o tempo de exame.

 

O que esperar:

O exame leva aproximadamente 10 a 15 minutos, considerando o tempo de obtenção das imagens e aquele necessário para o paciente ser posicionado no tomógrafo (será necessário deitar com a barriga para cima e com os braços posicionados acima da cabeça). Diferente dos aparelhos de ressonância magnética fechada em que o paciente precisa entrar em um tubo, o tomógrafo não é tão longo, sendo mais parecido com um arco, e por essa razão é usualmente bem tolerado mesmo por pacientes claustrofóbicos. Para a monitorização dos batimentos cardíacos durante o exame, adesivos (eletrodos) serão colados no tórax e conectados por fios ao aparelho. É preciso prender a respiração e ficar imóvel por aproximadamente 15 segundos durante a obtenção das imagens. O exame é indolor e não está associado a reações indesejadas.

 

Riscos

Como qualquer tomografia computadorizada, haverá exposição a radiação ionizante (raios-X). Entretanto, a dose de radiação do exame é baixa, estando próxima àquela utilizada em uma mamografia. De qualquer forma, mulheres que estejam ou possam estar grávidas devem evitar o exame. 

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados