O exame busca captar imagens do crânio (partes ósseas) e de estruturas intracranianas para possibilitar a recriação de uma imagem tridimensional
A tomografia computadorizada é um exame não invasivo, que produz imagens por meio da emissão de raios-x. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, dependendo da densidade de cada órgão.
No caso da tomografia computadorizada de crânio com reconstrução 3D, o exame busca captar imagens do crânio (partes ósseas) e de estruturas intracranianas para possibilitar a recriação de uma imagem tridimensional e, portanto, próxima da realidade dessa região do corpo do paciente.
O exame de tomografia computadorizada de crânio com reconstrução 3D é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O aparelho é composto, basicamente, por uma maca e um tubo. O paciente deita-se em decúbito dorsal, e a maca movimenta-se horizontalmente dentro do tubo enquanto esse gira e emite raios-x para a produção das imagens.
No caso da tomografia computadorizada de crânio, a cabeça do paciente pode ser envolvida com uma fita, apenas como auxílio para evitar que o paciente se movimente e prejudique, assim, as imagens.
Situações especiais em que o paciente não consiga ficar imóvel requerem o uso de sedação. Avise previamente seu médico para que sejam tomadas as devidas precauções.
A depender do motivo da solicitação do exame, pode ser necessária a aplicação de contraste na veia.
Com a tomografia computadorizada de crânio com reconstrução 3D, as imagens são detalhadas e semelhantes à realidade.
A reconstrução tridimensional fornece dados de localização precisos, relação entre as estruturas a serem estudadas e medidas ideais.
Pode ser solicitada previamente a uma cirurgia, auxiliando no planejamento cirúrgico desde a incisão – evitando cortes desnecessários e tornando a cirurgia mais precisa- até no pós- operatório para controle de cura, por exemplo.
Útil também para avaliar fraturas dos ossos do crânio e da face, tumores intracranianos e sangramentos, entre outras necessidades.
Para realizar o exame, o paciente deve realizar um jejum de 4 horas e retirar todos os brincos ou piercings da face.
Em casos em que seja solicitado o uso do contraste, é necessário suspender medicações que contenham metformina por 48 horas antes e 48 horas depois do exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O exame dura cerca de 20 minutos. Para o dia agendado, é preciso chegar 30 minutos antes do horário programado. Além disso, acessórios metálicos (como joias) não devem ser utilizados, e próteses devem ser removidas, se necessário para a realização do procedimento.
O exame de tomografia computadorizada geral é contraindicado para gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, bem como pessoas com histórico de alergia ao contraste iodado. Poderá ser realizada dessensibilização, reagendamento ou o exame sem a necessidade do contraste. Traga um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do procedimento com contraste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.