Cardiologia

Urodinâmica

O Estudo Urodinâmico é o exame que complementa de forma mais precisa a suspeita de diagnóstico clínico de doenças do sistema urinário (seja incontinência, dificuldade para urinar, entre outros).

Exames e Procedimentos relacionados

O que é exame urodinâmica?

Também chamado de estudo urodinâmico ou de avaliação urodinâmica completa, esse exame tem como objetivo principal avaliar o funcionamento da bexiga, em homens e mulheres, e da próstata, nos pacientes do sexo masculino.

A avaliação busca descobrir se a bexiga está cumprindo com a sua função, que é a de armazenar a urina, ajudando a descobrir problemas como a incontinência urinária, ou seja, a falta de capacidade de controlar o momento de urinar. O exame é feito em mulheres e homens com queixa de falta de controle na urina e nos pacientes do sexo masculino após a cirurgia de remoção de próstata.

Muitas vezes, a urodinâmica também é solicitada para pessoas com problemas neurológicos, visando avaliar o funcionamento do corpo do paciente, com relação ao controle das suas capacidades.

Como é feita a avaliação urodinâmica?

A avaliação urodinâmica é normalmente feita em três etapas: urofluxometria, cistometria e estudo miccional. Nelas, o paciente vai alternar entre urinar de bexiga cheia, com privacidade e da mesma forma que faria em casa, e urinar conectado a sondas, colocadas com gel anestésico, que vão medir de forma computadorizada o funcionamento de sua bexiga.

Qual o preparo para a urodinâmica?

O preparo do exame urodinâmica engloba beber muita água antes do exame e chegar ao laboratório com a bexiga bem cheia. É preciso estar com acompanhante, e não se faz necessário suspender medicamentos que a pessoa normalmente tomaria.

Depois do exame, o paciente deve seguir tomando água para ajudar a limpar a bexiga. Pode haver um leve desconforto na área, por conta das sondas, e é normal que a urina saia com um pouco de sangue nos primeiros dias.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.