Cardiologia

Vascular

A fim de estudar clinicamente doenças vasculares periféricas, como artérias, veias e vasos linfáticos, os exames vasculares têm como objetivo obter um diagnóstico anatômico, funcional e o nível de agressão de tecidos e órgãos.

O que são Exames Vasculares?

A fim de estudar clinicamente doenças vasculares periféricas, como artérias, veias e vasos linfáticos, os exames vasculares têm como objetivo obter um diagnóstico anatômico, funcional e o nível de agressão de tecidos e órgãos. Algumas alterações podem aparecer como sinais de cuidado e assim os pacientes são encaminhados para a realização dos exames. A partir dos 40 anos é recomendado consultar o médico afim de prevenir possíveis doenças, enquanto aqueles que apresentam fatores de risco, como diabetes, obesidade e hipertensão arterial, precisam realizar os exames com a periodicidade estipulada pelo médico.

Além disso, os exames vasculares também podem ser feitos antes de uma cirurgia, como uma forma de prevenção pré-operatória.

 

Quais são os tipos de exames vasculares?

Existem diversos tipos de exames vasculares, sendo que cada um possui uma indicação própria. Entre os principais exames vasculares, podemos destacar: 

– Angiorressonância: similar a uma ressonância magnética, é feita com injeção de contraste e fornece ao médico uma imagem clara de todo o sistema circulatório do paciente, podendo dar destaque a alguma região específica do corpo, como a cabeça.

– Estudo de registro de volume de pulso (PVR): utilizando-se da mesma braçadeira que é usada para medir a pressão arterial, esse exame checa o fluxo sanguíneo nos braços e nas pernas do paciente.

– Doppler vascular: similar a um ultrassom, mas com cores, gráficos e fluxos, o doppler vascular permite visualizar o interior das veias do paciente, em busca de diminuições ou de alterações que podem causar danos à saúde do paciente.

– Fotopletismografia: exame que checa o funcionamento das veias na perna do paciente, para ver se elas estão funcionando como deveriam ou não.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.