Barriga inchada

O que é barriga inchada?

Chamada pelos médicos de distensão abdominal, a barriga inchada pode ser algo comum do corpo humano, mas também pode ser um sintoma de alguma doença ou condição médica.

O inchaço pode estar por todo o abdômen, mas também pode ficar localizado em um único ponto, como os casos de barriga inchada abaixo do umbigo. Existem também a barriga inchada e dura, e a barriga inchada e mole, quando a pessoa aplica uma pressão no local e sente sensações diversas.

No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. Essa condição faz com que um certo acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e até mesmo flatulência. Prisão de ventre é outra condição médica que pode fazer com que a barriga fique inchada e dura.

Já para a barriga inchada e mole, essa condição pode ser resultante de um edema abdominal ou de uma retenção de líquido, causada por um acúmulo excessivo de alimentos com alto teor de sódio.

De modo geral, o inchaço na barriga é um dos sintomas mais comuns, sendo que todo mundo pode apresentar esse inchaço em algum momento da vida. É preciso ficar atento quanto a sua duração e lembrar de consultar um médico caso haja algum outro sintoma associado ou caso o inchaço não cesse após alguns dias.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.