Bolhas

O que são bolhas?

As chamadas “bolhas” são definidas pelos médicos como sendo bolsinhas que, dentro de sua formação, acumulam uma certa quantidade de fluídos corporais, que podem ser desde pus e plasma a até mesmo sangue e linfa, dependendo de sua localização.

As bolhas costumam surgir na pele e podem aparecer em qualquer ponto do corpo, assim, uma pessoa pode ter bolhas na virilha, bolhas nos pés e bolhas na boca, que não devem ser confundidas com as aftas.

Geralmente, caracterizam-se pela fragilidade da pele e das mucosas devido à falta de aderência entre as suas camadas. Assim, por atrito ou pressão, as camadas da pele se separam e formam bolhas dependendo do grau de intensidade. Exemplos de atrito que podem causar bolhas são: um calçado apertado, que pode levar à formação de bolhas nos dedos dos pés; já bolhas na vagina, mais especificamente na região da vulva, e bolhas na virilha podem surgir, por exemplo, como resultado do uso incorreto de um absorvente ou protetor genital.

As bolhas também podem aparecer como resposta à queimadura e a uma irritação na pele. Bolhas na língua podem surgir, por exemplo, pela ingestão de um alimento ou líquido muito quente ou ser resultantes de uma mordida acidental na língua.

As bolhas também surgem em determinadas doenças de pele, tais como o impetigo bolhoso, que é uma infecção causada por uma bactéria que faz com que o paciente desenvolva bolhas no entorno da boca, perto das narinas e nos lábios, além de no abdômen e nos braços.

No entanto, existem outros tipos de bolhas que surgem nas camadas mais profundas da pele. Esse tipo de bolha geralmente aparece no corpo como sintoma de uma determinada condição médica e, por estar em regiões mais profundas, pode demorar um tempo maior para passar, bem como deixar cicatrizes, uma vez que a condição do paciente seja tratada.

Em algumas doenças autoimunes, as bolhas surgem como um sintoma. É o caso da dermatite herpetiforme, que resulta no surgimento de vários agrupamentos de pequenas bolhas na pele, e também pênfigo vulgar, em que o paciente apresenta bolhas na pele, em diferentes pontos e com tamanhos variados.

Se você apresentar bolhas que surgem espontaneamente e com determinada frequência, associadas a outros sintomas e de forma duradoura, é recomendado investigar com um médico para saber o que está causando e se é necessário algum exame ou tratamento.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.