
Haemophilus B
É um imunizante inativado que atua na prevenção de infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina de Haemophilus B?
A vacina de Haemophilus influenzae tipo B, conhecida como vacina Hib, é um imunizante essencial na prevenção de infecções graves causadas por essa bactéria, como meningite, pneumonia, epiglotite e sepse, especialmente em crianças pequenas. Antes da introdução deste imunizante, a Hib era uma das principais causas de meningite bacteriana em crianças menores de 5 anos.
Trata-se de uma vacina conjugada, que é formulada a partir da cápsula da bactéria Haemophilus influenzae tipo B, ligada a uma proteína transportadora. O seu objetivo é estimular a produção de anticorpos de forma eficaz e duradoura.
Por ser um imunizante inativado, a vacina HIB não causa doenças, pelo contrário: é uma das medidas mais eficazes de proteção à saúde. Ela pode ser encontrada isolada ou combinada com a vacina tríplice bacteriana.
Quem pode tomar a vacina de Haemophilus B?
A vacina é indicada para crianças de 2 meses até 5 anos de idade, além de crianças maiores, adolescentes e adultos com risco elevado de contrair infecções causadas por Hib, que inclui pessoas que:
- Não têm o baço ou possuem disfunção neste órgão;
- Apresentam um sistema imunológico debilitado;
- Passaram por quimioterapia para tratamento de câncer;
- Receberam transplante de células-tronco.
Quantas doses são necessárias e quando aplicar a vacina de Haemophilus B?
Conforme o esquema vacinal, a vacina Hib é administrada em três doses, geralmente combinada na vacina pentavalente (que também protege contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B). As aplicações são feitas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com um reforço entre 12 e 18 meses.
Já para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados que apresentam condições que aumentam o risco de infecções por Hib, recomenda-se duas doses com intervalo de 2 meses.
A vacina de Haemophilus B desencadeia reações adversas?
É comum ocorrerem efeitos adversos no local da aplicação, como dor, vermelhidão, inchaço, inflamação e endurecimento no local, além de irritabilidade e vômitos. Apesar de pouco frequente, pode haver febre acima de 39ºC.
Qual é o tempo de imunização da vacina de Haemophilus B?
A resposta imunológica começa a se desenvolver poucos dias após a aplicação da primeira dose, mas a proteção completa só é alcançada após o esquema completo de vacinação. Por isso, é essencial seguir corretamente o calendário vacinal.
A vacina de Haemophilus B pode ser tomada junto com outros imunizantes?
Sim. A vacina Hib pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes, sejam eles de vírus vivos ou inativados.
Gestantes e lactantes podem tomar a vacina de Haemophilus B?
Não é recomendado que gestantes e lactantes recebam a vacina Hib sem orientação médica. Apenas um médico poderá fazer uma indicação segura.
Quais são as contraindicações da vacina de Haemophilus B?
A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a algum componente da fórmula ou que apresentaram reações alérgicas após uma dose anterior.
É necessário pedido médico para tomar a vacina de Haemophilus B?
Para crianças, a vacina faz parte do calendário vacinal e pode ser aplicada sem necessidade da prescrição de um médico. Em adultos ou em situações especiais de risco, o imunizante pode ser recomendado após avaliação médica.