
Influenza
Um imunizante inativado que atua na prevenção de infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b, como por exemplo meningites, septicemia, celulite, artrite, epiglotite, pneumonia etc.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina da influenza?
A vacina da influenza é um imunizante que estimula o organismo a produzir anticorpos contra o vírus da gripe, com o objetivo de prevenir infecções graves, internações e mortes associadas à doença. Ela pode ser trivalente ou quadrivalente, que protege contra três ou quatro subtipos do vírus, respectivamente.
A vacina da influenza é de vírus inativado ou atenuado?
No Brasil, a vacina da influenza utilizada nos postos de saúde e clínicas privadas possui em sua composição o vírus inativado, ou seja, não é capaz de causar a doença. Há também versões com vírus atenuado (vivo, mas enfraquecido), geralmente aplicadas por via intranasal em outros países.
Para que serve a vacina da influenza?
O seu objetivo é prevenir a gripe causada pelos vírus da influenza e diminuir a gravidade dos sintomas em caso de infecção, além de reduzir complicações como pneumonia, agravamento de doenças crônicas e hospitalizações.
Quem pode tomar a vacina da influenza?
A vacina da influenza é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, principalmente àquelas com maior risco de desenvolver infecções respiratórias graves, como crianças pequenas e idosos.
Qual é o intervalo entre as doses da vacina da influenza?
Em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos que estão recebendo a imunização pela primeira vez, são indicadas duas doses com intervalo de 30 dias. Para os demais grupos, é necessária apenas uma dose por ano.
No entanto, diante de uma situação epidemiológica de risco, podem ser recomendadas duas doses por ano em casos específicos, mesmo para adultos.
A vacina contra a influenza dá reação?
Assim como outros imunizantes, a vacina da influenza pode causar efeitos colaterais leves e passageiros. Os mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação. Febre, mal-estar e dor muscular também podem ocorrer. Reações alérgicas graves são raríssimas.
A vacina da gripe é a mesma da influenza?
Sim, os termos “vacina da gripe” e “vacina da influenza” referem-se ao mesmo imunizante. “Gripe” é o nome popular da infecção causada pelo vírus influenza.
Pode tomar a vacina da influenza gripado?
Se a pessoa estiver com sintomas leves de gripe ou resfriado, sem febre, geralmente pode tomar a vacina. No entanto, em caso de febre ou infecção mais intensa, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro.
Quais são as contraindicações da vacina da influenza?
A vacina não é recomendada para pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.
É necessário pedido médico para tomar a vacina da influenza?
Não há exigência de prescrição médica para receber a vacina da influenza.