
Poliomelite
Indicada para crianças menores de 5 anos, a vacina da poliomielite é a única forma de prevenir a paralisia infantil, uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina da Poliomielite?
É um imunizante de alta eficácia contra a poliomielite, popularmente chamada de paralisia infantil, uma doença infecciosa grave causada pelo poliovírus. Ele pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou secreções das pessoas doentes. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
Existem dois tipos principais de vacina contra a poliomielite: a vacina oral atenuada (VOP), administrada em gotas, e a vacina injetável inativada (VIP), aplicada por injeção. Ambas estimulam o sistema imunológico a produzir defesas contra o poliovírus, mas atuam de maneiras diferentes.
Contudo, desde novembro de 2024, as populares gotinhas deixaram de ser utilizadas no Brasil e a vacinação tornou-se exclusivamente injetável. A mudança foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.
A ampla cobertura vacinal é essencial para manter o poliovírus erradicado no país e impedir a sua reintrodução, considerando principalmente que a poliomielite ainda não foi completamente eliminada em algumas regiões do mundo. Por isso, manter a vacinação em dia é fundamental para proteger toda a comunidade.
A vacina da Poliomielite pode causar a doença?
No caso da vacina injetável inativada, a única utilizada no Brasil, sua composição é formada por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3, incapazes de causar a poliomielite. Por isso, é totalmente segura e não há risco de transmissão da doença.
Qual é a indicação da vacina da Poliomielite?
A vacina é indicada para crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal começa ainda nos primeiros meses de vida.
Quantas doses são necessárias e quando tomar a vacina da Poliomielite?
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, na rotina infantil, uma dose aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e aos 4 anos de idade.
Quais reações da vacina da Poliomielite são esperadas?
Os efeitos adversos mais comuns após a aplicação da vacina injetável inativada contra a poliomielite são leves e geralmente duram poucos dias. Entre eles podem estar: dor, sensibilidade, vermelhidão e/ou inchaço no local da injeção. Casos de febre e reações alérgicas graves são raros.
Quais são as contraindicações da vacina da Poliomielite?
A vacina injetável inativada contra a poliomielite é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes. Em crianças com febre moderada a alta (acima de 38ºC), a vacinação deve ser adiada até que se recuperem.
É necessário pedido médico para receber a vacina da Poliomielite?
Não é obrigatório ter um pedido ou prescrição médica para tomar a vacina contra a poliomielite.