
Poliomelite
Existem duas vacinas contra a poliomielite: a Vacina Oral Poliomielite (VOP).
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina contra a Poliomelite?
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, que afeta tanto adultos quanto crianças. Por conta disso, o Ministério da Saúde faz campanha de vacinação contra a poliomielite, que deve ser feita logo nos primeiros anos de vida da criança, já que a vacina serve para proteger contra o vírus Poliovírus e contra a paralisia infantil.
Existem duas vacinas contra a poliomielite: a Vacina Oral Poliomielite (VOP), uma vacina oral atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”, e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que usa o vírus inativo, sendo um imunizante trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3.
Qual a indicação da vacina contra a Poliomelite?
É indicada para todas as crianças menores de 5 anos e para adolescentes e adultos que viajarão com destino a países onde a doença é endêmica, como o Paquistão e o Afeganistão, ou a locais onde há risco de transmissão e registro de casos de poliomielite causada pelo vírus vacinal.
Quantas doses e quando aplicar a vacina contra a Poliomelite?
A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade.
No caso da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) são necessárias três doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre os 15 e 18 meses e entre os 4 e 5 anos de idade.
Já a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na rotina de vacinação infantil nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é aplicada nas doses de reforço dos 15 meses e dos 4 anos de idade e em campanhas de vacinação para crianças de 1 a 4 anos.
É preciso planejamento para quem quiser viajar, pois é necessário completar o esquema de vacinação de 3 doses da vacina VIP com intervalo de 60 dias (mínimo de 30 dias).
Quais reações esperadas da vacina contra a Poliomelite?
Normalmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem de 24 a 48 horas após a aplicação. São elas: dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.
Quais as contraindicações da vacina contra a Poliomelite?
O imunizante VIP é contraindicado para pessoas com história de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina, ou a algum de seus componentes.
No caso do imunizante VOP, a contraindicação é para:
- Gestantes;
- Pessoas que já sofreram anafilaxia após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina);
- Pessoas que desenvolveram a poliomielite associada ao vírus vacinal após dose anterior;
- Pessoas com deficiência do sistema imunológico causada por doença ou medicamentos, pessoas que vivem com o vírus HIV, e todos os que convivem com esses grupos.
É necessário pedido médico para receber a vacina contra a Poliomelite?
Não é necessário pedido médico.