
SCR
A vacina SCR é uma vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Ela é um imunizante atenuado, que contém vírus vivos “enfraquecidos” das três doenças.
Recomendada para gestante Não
O que é a vacina SCR?
A vacina SCR é uma vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Ela é um imunizante atenuado, que contém vírus vivos “enfraquecidos” das três doenças.
Qual a indicação da vacina SCR?
A vacina SCR é indicada para crianças a partir dos 12 meses de idade, adolescentes, adultos, idosos e viajantes que não estão com o esquema vacinal completo.
Quantas doses e quando aplicar a vacina SCR?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), são recomendadas como rotina para crianças duas doses da vacina SCR, sendo uma aos 12 meses de idade e outra entre os 15 e 18 meses de idade.
Crianças mais velhas, adolescentes e adultos que não foram vacinados ou não têm comprovação das doses aplicadas devem receber duas doses com intervalo de um a dois meses entre cada uma delas.
Quais as reações esperadas da vacina SCR?
As reações mais comuns após a aplicação da vacina SCR incluem ardência, vermelhidão, dor e formação de nódulo na região aplicada. Pode ocorrer febre alta maior que 39,5⁰C, que surge de cinco a 12 dias após a vacinação, com um a cinco dias de duração. Algumas crianças podem apresentar convulsão febril, sem consequências graves.
Em alguns vacinados também pode ocorrer dor de cabeça, irritabilidade, febre baixa, lacrimejamento e vermelhidão dos olhos e coriza, de cinco a 12 dias após a vacinação; e manchas vermelhas no corpo, de sete a 14 dias após a vacinação.
Quais as contraindicações da vacina SCR?
A vacina SCR é contraindicada para:
- Gestantes;
- Pessoas que têm anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive neomicina e gelatina);
- Imunodeprimidos, ou seja, pessoas que têm uma doença de base que leva à imunossupressão ou que fazem uso de imunossupressores, como corticosteroides por via oral ou parental.
- Pessoas que realizaram radioterapia ou quimioterapia nos últimos 3 meses;
- Pessoas que realizaram transplante de medula óssea devem aguardar de 1 a 2 anos para receber a vacina;
- Pessoas com histórico de alergia grave após aplicação de dose anterior das vacinas ou de seus componentes;
- Vacinas de vírus vivos, se não aplicadas no mesmo dia, devem ter intervalo de no mínimo 30 dias entre as aplicações;
- Pacientes que estejam com febre no dia da aplicação devem ter a aplicação da vacina adiada.
É necessário pedido médico para receber a vacina?
Não é necessário pedido médico.