
Variola
A vacina contra a varíola foi uma das maiores conquistas da medicina, responsável por erradicar a doença no mundo. Atualmente, ela não faz parte da rotina de vacinação, mas ainda desperta muitas dúvidas.
Recomendada para gestante Sim
Qual é a vacina da Varíola?
A vacina da varíola foi desenvolvida a partir do vírus vaccínia, um vírus relacionado à varíola, mas incapaz de causar a doença.
A vacina da Varíola protege contra Mpox?
Sim. Estudos mostram que pessoas vacinadas contra a varíola possuem uma proteção parcial contra o Mpox (antes chamada de “varíola dos macacos”), devido à semelhança entre os vírus.
Qual é o valor da vacina da Varíola?
A vacina contra a varíola não está disponível para comercialização de forma ampla. Sua produção foi suspensa após a erradicação da doença, sendo mantida apenas em estoques estratégicos de alguns países para situações emergenciais.
Quem tomou a vacina da Varíola está imune?
A imunidade não é vitalícia. Pessoas que receberam a vacina décadas atrás podem ter algum grau de proteção residual, mas não estão completamente imunes.
A vacina da Varíola faz parte do calendário vacinal?
Não. A vacina deixou de fazer parte do calendário vacinal após a erradicação da doença em 1980, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Qual idade toma a vacina da Varíola?
Atualmente, não há indicação de aplicação em nenhuma faixa etária. No passado, ela era aplicada ainda na infância.
A vacina da Varíola deixa marca?
Sim. Uma característica marcante da vacina é a cicatriz arredondada no braço, resultado da técnica de aplicação usada.