
Vip
A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) protege contra a poliomielite, doença conhecida popularmente como paralisia infantil. Indicada a partir dos 2 meses de idade, ela faz parte do calendário vacinal das crianças.
Recomendada para gestante Sim
O que é a Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
É uma vacina trivalente desenvolvida para proteger contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, uma doença viral grave. Ela é composta por partículas dos vírus da pólio tipo 1, 2 e 3. Por estarem inativados (mortos), eles não têm a capacidade de causar a doença, mas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos. A composição desse imunizante também inclui substâncias como conservantes e estabilizantes, além de traços de antibióticos usados na fabricação para evitar contaminações bacterianas.
Para que serve e qual doença previne a Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
A VIP serve para imunizar o organismo contra a poliomielite, ao promover a produção de defesas específicas contra os vírus causadores dessa infecção. Sua função principal é evitar o desenvolvimento da paralisia muscular, principalmente em crianças, que pode ser permanente e até fatal.
A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é gotinha ou injeção?
A via de administração da VIP é intramuscular, isto é, por meio de injeção, geralmente aplicada na coxa de bebês ou no braço de crianças maiores, adolescentes e adultos. Este imunizante se diferencia da vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como “vacina da gotinha”, administrada por via oral.
Qual é a indicação da Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
A vacina é indicada para crianças menores de 5 anos. O esquema vacinal começa ainda nos primeiros meses de vida. Também pode ser recomendada para adolescentes e adultos que farão viagem internacional a locais onde a doença é endêmica ou em países onde há maior risco de contaminação, como o Paquistão e o Afeganistão.
Quando aplicar e quantas doses são necessárias da Vacina Inativada Poliomielite?
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, na rotina infantil, uma dose aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e aos 4 anos de idade.
Quais são as reações esperadas da Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
A VIP é considerada segura, mas, como toda vacina, pode causar reações leves e passageiras, sobretudo nas primeiras horas após a aplicação, entre elas dor, sensibilidade, vermelhidão e/ou inchaço no local da injeção. Casos de febre e reações alérgicas graves são raros.
Quais são as contraindicações da Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
A VIP é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) à dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes. Em crianças com febre moderada a alta (acima de 38ºC), a vacinação deve ser adiada até que se recuperem.
Qual é a diferença entre as vacinas VIP e VOP?
As principais diferenças entre os dois imunizantes estão na composição e na forma de administração. A VIP contém vírus mortos e é aplicada por injeção, enquanto a VOP é composta por vírus atenuados (vivos, mas enfraquecidos) e é administrada por gotas, via oral. Ambas estimulam o sistema imunológico a produzir defesas contra o poliovírus, embora atuem de maneiras diferentes.
Desde novembro de 2024, as populares gotinhas deixaram de ser utilizadas no Brasil. Agora, a vacinação contra a poliomielite é feita exclusivamente com a vacina inativada (VIP). A mudança foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.
É necessário pedido médico para receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP)?
Não é obrigatório ter um pedido ou prescrição médica para tomar a vacina inativada contra a poliomielite.