Afta

O que é afta?

A afta é uma pequena úlcera não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca. Existe afta na língua e afta nas bochechas, além de aftas que surgem nas bochechas ou nas margens dos lábios.

Essas úlceras podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de ingerir alimentos, por exemplo.  Além da úlcera na boca, aftas podem causar até mesmo febre e cansaço.

Curiosamente, as aftas costumam ser mais comuns em homens do que em mulheres.

Depois de um determinado tempo, elas costumam desaparecer naturalmente. No entanto, se uma afta permanece na boca de um indivíduo por mais do que 3 semanas, é preciso consultar um médico, a fim de determinar se essa afta pode ser um sinal ou sintoma de alguma condição mais grave no corpo.

 

O que causa a afta?

Existem inúmeras causas para as aftas. Elas podem ser resultado de um sistema imunológico que está mais enfraquecido ou podem se apresentar também como um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados no indivíduo.

As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso.

Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.

 

Como tratar a afta?

A afta costuma ser resolvida naturalmente, após alguns dias se apresentando na boca. No entanto, se o paciente sente muita dor, além de incômodo na hora de comer, é possível usar medicamentos e pomadas tópicas, aplicadas sobre a afta, que costumam reduzir a inflamação, além de aliviar a dor.

Podem ser feitos bochechos e podem ser usados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Recomenda-se evitar alimentos muito temperados ou ácidos, para evitar uma irritação ainda maior.

A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.  Marque a sua consulta.