O que é hantavirose?

Hantavirose é uma doença rara, que é causada por uma infecção do Hantavírus, um gênero de vírus com vários subtipos, sendo que todos são capazes de causar a hantavirose.

A transmissão da hantavirose se dá por meio de roedores. O vírus se aloja no organismo de ratos, por exemplo, e é transmitido para o ambiente por meio de sua urina e de suas fezes. Caso o ser humano inale os odores desses materiais ou sua pele entre em contato direto com essas substâncias, ele pode desenvolver a hantavirose.

Mordidas de rato também podem fazer com que uma pessoa desenvolva hantavirose.

Uma vez que ela é infectada com hantavirose, a pessoa pode desenvolver duas condições distintas: a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH) e a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR).

O tipo de hantavirose que mais afeta o Brasil e a América Latina é a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. 

 

Quais os sintomas da hantavirose?

Entre os sintomas de hantavirose, podemos destacar:

– febre;
– dores musculares;
– dor de cabeça;
– diarreia;
– náuseas e vômitos;
– diminuição na quantidade de vezes que vai ao banheiro fazer xixi ou na quantidade de xixi que é expelido a cada vez;
– aumento na taxa de ureia presente no sangue;
– manchas pelo corpo;
– gengiva que sangra facilmente;
– taquicardia;
– tosse seca;
– dificuldade para respirar;
– acúmulo de fluídos no pulmão;
– insuficiência renal.

 

Como é o tratamento da hantavirose?

Não há cura para a hantavirose. Como essa é uma condição que pode levar ao colapso dos rins e do sistema cardiopulmonar, é preciso fazer um acompanhamento que elimine os sintomas e deixe o paciente estabilizado por mais tempo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Marque a sua consulta.