O linfoma folicular é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático, parte crucial do sistema imunológico do corpo.
O linfoma folicular é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático, parte crucial do sistema imunológico do corpo. É o segundo linfoma não-Hodgkin mais comum e geralmente de crescimento lento nos tipos 1 e 2. Caracteriza-se pela formação de nódulos indolores nos gânglios linfáticos, podendo se espalhar para outras partes do corpo. É raro em pessoas jovens e costuma afetar pacientes na faixa dos 60 anos.
O linfoma folicular é causado por mutações genéticas nas células do sistema linfático. Essas mutações fazem com que as células cresçam e se multipliquem de forma incontrolável, resultando em um tumor. Fatores de risco incluem idade avançada, exposição a certos produtos químicos e um sistema imunológico enfraquecido. No entanto, a causa específica dessas mutações é desconhecida.
Os sinais e sintomas do linfoma folicular podem incluir:
Caso apresente sintomas de linfoma folicular, é necessário procurar um médico hematologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de linfoma folicular é realizado principalmente por meio da biópsia, procedimento em que uma amostra de tecido é coletada e examinada no microscópio. Exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-Scan, podem ser usados para determinar o estágio da doença. Testes sanguíneos e de medula óssea também podem ser necessários para uma avaliação completa.
O tratamento para o linfoma folicular varia conforme a fase da doença. Em estágios iniciais, pode-se optar por uma abordagem de “espera vigilante”, monitorando de perto sem tratamento imediato. Em estágios avançados, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação de ambas são comumente usadas. Terapias biológicas, que usam o sistema imunológico do corpo para combater o câncer, também podem ser aplicadas. Em alguns casos, um transplante de células-tronco pode ser considerado.
Embora seja tratável, o linfoma folicular não é curável com os tratamentos convencionais disponíveis atualmente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para gerenciar essa doença.
O linfoma folicular é uma forma de câncer que pode ser grave se não for tratada adequadamente. Embora seja uma doença crônica e progressiva, diversos pacientes vivem por muitos anos com o linfoma folicular. O prognóstico varia dependendo de vários fatores, incluindo estágio da doença e saúde geral do paciente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o linfoma folicular com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!