Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Trab-Anti Receptor do Tsh
Trab-Anti Receptor do Tsh
Sinônimos
- Anticorpos Anti Receptor De Tsh
- Tsi
- Anticorpo Inibidor Do Tsh
O que é o exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH)?
O exame de TRAB é um teste laboratorial utilizado para detectar a presença de anticorpos que interagem com os receptores do hormônio tireoestimulante (TSH). Produzido pela hipófise — glândula localizada na parte inferior do cérebro — a função do TSH é estimular a produção hormonal da tireoide.
A tireoide, por sua vez, é uma glândula situada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). O seu funcionamento inadequado pode levar a quadros como o hipertireoidismo ou o hipotireoidismo.
Os anticorpos detectados pelo exame de TRAB podem estimular ou bloquear os receptores de TSH na tireoide, causando uma produção hormonal desregulada.
Para que serve o exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH)?
O principal objetivo do exame de TRAB é auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de uma das maiores causas de hipertireoidismo: a doença de Graves. Ele ainda pode servir para prever a probabilidade de recidiva após o tratamento desta condição.
Quando o exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH) é solicitado?
O exame de TRAB é frequentemente indicado quando há suspeita da doença de Graves, além de ser utilizado no diagnóstico diferencial de outras disfunções tireoidianas. Também pode ser solicitado para acompanhar tratamentos.
Quais doenças o exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH) pode diagnosticar?
Este exame é especialmente útil para diagnosticar a doença de Graves, incluindo a sua forma neonatal, que pode ocorrer em bebês de mães com histórico dessa condição.
O que significam os resultados do exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH)?
Níveis elevados de TRAB sugerem normalmente a presença da doença de Graves. No entanto, os resultados devem ser interpretados pelo médico, que avaliará também as manifestações clínicas e outros exames para chegar a um diagnóstico.
Qual é o valor de referência do exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH)?
Em geral, o TRAB é considerado negativo quando está abaixo de 1,75 UI/L. Resultados acima deste limite são classificados como positivos e indicam maior probabilidade de doença autoimune da tireoide.
Qual especialista pode solicitar o exame de TRAB (Anti-Receptor do TSH)?
O exame de TRAB é normalmente solicitado por um endocrinologista, especialista em distúrbios hormonais e metabólicos. Em alguns casos, outros médicos, como clínicos gerais e ginecologistas, também podem requisitá-lo.
Preparativos para o exame
Geralmente o exame de TRAB não requer um preparo específico. Contudo, é importante seguir as orientações do médico ou do laboratório responsável.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!