Home / - Exames e Procedimentos /
- Biópsias /
- Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia
Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia
Sinônimos
- Puncao Ou Biopsia de Mama Por Agulha Fina Orientada Por Us
- Paaf (puncao Aspirativa Por Agulha Fina) Mama
- Puncao Ou Biopsia Mamaria Percutanea Por Agulha Fina Orientada Por Us (nao Inclui O Exame de Base)
- Puncao Mama (paaf)
O que é Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?
Biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia é um procedimento minimamente invasivo, com o objetivo de coletar amostras da massa anormal presente nas mamas ou axilas.
O termo “percutânea” indica que o procedimento é feito através da pele, sem a necessidade de cirurgias, e pode ser realizado com anestesia local.
Também conhecido por: Biópsia de fragmento de mama guiada por ultra-som, Biópsia de mama guiada por ultrassom, Biópsia de mama por agulha grossa guiada por ultrassom, Core-biopsy de mama guiada por ultrassom, Paaf ou paf de mama guiada por ultrassom, Punção aspirativa por agulha fina da mama, guiada por ultrassom, Punção de mama guiada por ultrassom, Punção-biópsia de mama guiada pela ultrassonografia, Punção-biópsia de mama guiada pela ultrassonografia.
Como é feito o exame Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?
Na biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia, os médicos retiram uma amostra das mamas e das axilas utilizando uma pequena agulha que aspira e coleta pequena quantidade de tecido, permitindo analisar as células.
Para maior precisão, a agulha é guiada por ultrassom em tempo real, permitindo visualizar estruturas mamárias e o local de interesse com precisão.
Esse procedimento é considerado minimamente invasivo e costuma ser indicado para amostras que devem ser retiradas de locais de difícil acesso, como a curva das mamas ou mesmo as axilas, já que a agulha é bem fina e maleável e o objetivo é aspirar certa quantia de células.
Para que serve o Exame Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?
A biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia serve para coletar amostras de tecido mamário.
As amostras são enviadas a exame citopatológico em busca do diagnóstico. Por vezes, o material em estudo é normal, enquanto outros requerem tratamento, como tumores mamários ou câncer de mama. Por vezes, a amostra do tumor pode ser essencial para determinar o melhor tratamento.
Preparativos para o exame
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 60 minutos de antecedência ao horário agendado.
Duração: o exame dura, em média, 45 minutos.
Jejum: não é necessário jejum para este exame.
Contraindicações: não há contraindicações específicas relacionadas a este preparo. Em caso de dúvidas, informe a equipe no dia do exame.
Preparo: não há preparo intestinal ou medicamentoso específico.
Exames anteriores: leve exames de imagem relacionados ao problema atual, preferencialmente em CD/DVD com laudo e/ou login e senha de acesso remoto, caso sejam de outra instituição.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Observações gerais: a unidade não dispõe de equipe para cuidar de crianças durante o exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!