Ecodopplercardiograma com Estresse Físico

Também conhecido por: ecocardiograma com estresse físico.

O que é o ecodopplercardiograma com estresse físico?

Também chamado de ecocardiograma com estresse físico, este exame é uma combinação de diferentes testes cardíacos que busca avaliar a saúde do coração em diferentes momentos.

Trata-se, basicamente, da combinação entre um ultrassom (o doppler, que mostra os movimentos e o fluxo do coração com o uso de cores) e um ecocardiograma, que mede os sinais elétricos do coração. 

Além de ficar conectado com eletrodos aos equipamentos que fazem a mensuração dos batimentos cardíacos, no ecodopplercardiograma com estresse físico, o paciente acaba realizando algum exercício físico, como caminhar em uma esteira ou pedalar em uma bicicleta física.

De início, o paciente é testado sem estresse físico. Então, ele começa a realizar o exercício físico de forma progressiva, até que ele atinja um esforço máximo. Assim, o médico pode ver a diferença da contração do coração do indivíduo quando ele está em repouso e quando ele está em esforço máximo, por exemplo.

Um ponto positivo do ecodopplercardiograma com estresse físico é que ele permite que o paciente seja avaliado de acordo com seus parâmetros físicos normais, ou seja, de acordo com a atividade física que ele realiza diariamente. 

 

Para que serve o ecodopplercardiograma com estresse físico?

O médico geralmente indica o ecodopplercardiograma com estresse físico em pacientes com queixa de dores no peito ou suspeita de doença arterial coronariana, que vão fazer cirurgias ou que já passaram por cirurgias no coração.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Orientações

Orientações Gerais

  • Chegar 30 minutos antes do horário agendado;
  • Trazer pedido médico, carteira de convênio, CPF e documento com foto;
  • 24 horas antes do exame não ingerir café, chá, chocolates, refrigerantes e bebidas alcóolicas;
  • Não fazer exercício no dia do exame;
  • A suspensão de medicamentos para asma ou bronquite, 24 horas antes do exame, deve ser feita após contato com o médio solicitante;
  • Trazer exames anteriores da área a ser analisada (exames cardiológicos);
  • Suspender medicações apenas sob orientações médicas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.