Gastrostomia Endoscópica

Trata-se de um procedimento que combina técnicas da endoscopia para introduzir uma sonda alimentar diretamente no estômago do paciente.

O que é Gastrostomia Endoscópica?

A Gastrostomia Endoscópica é um procedimento que combina técnicas da endoscopia para introduzir uma sonda que atravessa a parede do abdômen e vai direto ao tubo digestivo em pacientes que precisam fazer uso de sonda gástrica para se alimentar e receber líquidos e medicação diretamente no estômago, ao invés de ingerir e deglutir.

Também conhecido por: Gastrostomia por endoscopia.

 

Como é feita a Gastrostomia Endoscópica?

Gastrostomia Endoscópica leva cerca de uma hora e é feita sob sedação, da mesma forma que a endoscopia tradicional. 

Dois médicos conduzem o procedimento, um deles faz a endoscopia em busca de lesões no estômago que impedem a colocação da sonda, bem como na busca de um lugar para colocação da sonda. O outro fica responsável por criar o acesso para colocação da sonda no abdômen, por meio de um cateter e pequena incisão.

Existem diferentes técnicas para realização da  Gastrostomia Endoscópica e cada médico oferece a indicação ideal.

 

Para que serve a Gastrostomia Endoscópica?

A  Gastrostomia Endoscópica serve para inserir uma sonda que atravessa a cavidade abdominal e permite alimentação, líquidos e medicamentos diretamente no tubo digestivo para pacientes com dificuldade para deglutir.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.