Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido

Também conhecido por: Ultra-som gestacional com doppler colorido, Ultra-som obstétrico + doppler, Ultra-som obstétrico + dopplerfluxometria, Ultra-som obstétrico c/doppler, Ultra-som gestacional c/doppler

Sinônimos

  • Ultra-Som Gestacional c/Doppler
  • Ultra-Som Gestacional com Doppler Colorido
  • Ultra-Som Obstétrico + Doppler
  • Ultra-Som Obstétrico + Dopplerfluxometria
  • Ultra-Som Obstétrico c/Doppler

O que é Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido?

A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos pela gestante antes do nascimento do bebê para avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal, prevenindo e detectando doenças e condições adversas. Nem todo exame da ultrassonografia obstétrica deve ser feito por todas as gestantes, sendo recomendado caso a caso se o médico considerar necessário especificamente para uma gestação.

No caso da Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido, além das imagens do desenvolvimento fetal, o médico também consegue verificar o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa.

Vale lembrar que a placenta é um órgão especialmente criado durante a gestação, sendo responsável pela comunicação entre gestante e feto, garantindo nutrientes necessários para seu desenvolvimento até o nascimento. Por isso, é essencial que o fluxo sanguíneo entre placenta e bebê esteja funcionando perfeitamente.

A Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido pode ser feita ainda no primeiro trimestre ou final da gestação. Para gestantes com suspeita de pré-eclampsia e pressão alta, o exame de Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido  é considerado obrigatório.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido?

A Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca, sendo aplicado gel em seu abdome. As imagens são captadas com movimento do aparelho.

Além das imagens, a Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido consegue fornecer ao médico imagens do fluxo sanguíneo entre bebê e placenta, além de verificar os batimentos cardíacos do bebê e a quantidade de oxigênio.

Em alguns casos, na Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido também é checado o sistema circulatório da mãe, em busca de alterações.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido?

Com a Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido, é possível detectar inúmeras condições causadas por problemas de fluxo sanguíneo entre placenta e bebê. Entre elas, doenças da placenta e de suas artérias, o crescimento e desenvolvimento lento do feto por conta de um fluxo sanguíneo reduzido e também condições de funcionamento do coração do bebê e veias localizadas em sua cabeça.

Bebês que recebem excesso de fluxo e crescem exageradamente também são avaliados com Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido.

No Ultrassonografia Obstétrica com Doppler Colorido também é possível avaliar a quantia de líquido amniótico e a formação dos órgãos fetais, além do sistema circulatório da mãe.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados