Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo

Na Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo, o objetivo é avaliar o funcionamento e a integridade das glândulas salivares atuando na detecção de condições como a Síndrome de Sjögren.

Sinônimos

  • Cintilografia das Glândulas Salivares
  • Cintilografia das Parótidas
  • Cintilografia Glândulas Sub-Mandibulares
  • Mapeamento das Glândulas Salivares
  • Mapeamento das Parótidas com Teste de Esvaziamento
  • CINTILOGRAFIA DAS PARÓTIDAS
  • PESQUISA DE SJOGREN

O que é Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer um diagnóstico preciso e correto.

Na Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo, o objetivo é avaliar o funcionamento e a integridade das glândulas salivares atuando na detecção de condições como a Síndrome de Sjögren.

Para que o exame seja realizado, o paciente recebe uma dose de medicamento levemente radioativo, que se liga às glândulas salivares, permitindo visualizá-las  com maior detalhe. São feitas várias imagens, em diferentes janelas de tempo.

Na Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo, o paciente ainda recebe estímulos para entender se as glândulas salivares estão secretando saliva para a boca, manobra realizada pela ingestão de alimentos que estimulam a língua, como suco de limão.

 

Como é feito o exame Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo?

No exame de Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo, o paciente recebe o medicamento por via endovenosa. 

Cerca de 20 minutos após receber a injeção, o paciente é encaminhado até uma máquina similar à de Raios X, que capta imagens das glândulas salivares.

Quanto aos estímulos, enquanto na máquina de exame, o paciente recebe uma bebida que promove salivação, como suco de limão, por exemplo, para que a resposta das glândulas salivares seja analisada.

 

Para que serve o Exame Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo?

O exame de Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo  confirma ou descarta hipóteses diagnósticos relacionadas à saúde das glândulas salivares.

Condições como a Síndrome de Sjögren, cujo sistema imunológico ataca as células produtoras de saliva e lágrimas, deixam boca e olhos permanentemente secos.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento