Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)

O objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.

O que é Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)? 

 A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade),  o objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.

O paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga a células específicas. Como o exame é com duplo isótopo, são utilizados dois materiais radioativos (em doses pequenas), Tálio e Tecnécio, combinados e injetados de uma só vez.

 

Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

Na Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade), coloca-se um catéter em veias do pescoço e virilha, permitindo injetar o medicamento radioativo em busca do ponto de interesse.

Depois o paciente é encaminhado para Raios X que captam imagens em tempo real, conforme o medicamento se movimenta. 

Após a primeira captura de imagens do coração em repouso, o paciente é encaminhado para a realização do esforço físico, correndo em esteira ou pedalando bicicleta ergométrica. Captam-se, assim, imagens do coração em ritmo acelerado.

 

Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

O exame de cintilografia do miocárdio com duplo isótopo (perfusão + viabilidade) permite a detecção de doenças como infarto do miocárdio, onde parte do tecido do coração deixa de funcionar corretamente devido à diminuição ou falta de circulação, a chamada isquemia.

O exame também pode ser feito como pré-operatório para alguns procedimentos cirúrgicos.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento