Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo

Este exame avalia a integridade óssea, permitindo diagnóstico de perda de massa, fraturas e doenças como artrite e osteonecrose, além da busca por metástases de tumores detectados em outros órgãos.

O que é Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo?

 A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo, o exame avalia a integridade óssea, permitindo diagnóstico de perda de massa, fraturas e doenças como artrite e osteonecrose, além da busca por metástases de tumores detectados em outros órgãos.

Além disso, o exame de Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo permite o estudo do fluxo sanguíneo, permitindo a detecção de tumores ósseos primários e da osteomielite. 

 

Como é feito o exame Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo?

Na Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo, o paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo. Aguarda alguns minutos para que o medicamento se espalhe pelo corpo e que se ligue às células em estudo; depois, é encaminhado para a máquina de cintilografia, que capta imagens de todo o seu esqueleto, observando como aconteceu a distribuição do medicamento, se foi uniforme ou não.

 

Para que serve o Exame Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo?

O exame de Cintilografia Óssea com Fluxo Sanguíneo permite diagnosticar tumores primários nos ossos ou metástase de tumores, além de doenças como artrite, osteomielite, bem como avaliação de fraturas e próteses.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados