Cintilografia de Perfusão Cerebral

O exame é feito com o objetivo de avaliar se há alguma alteração cerebral quanto à circulação dentro do órgão, dependendo da forma como o medicamento se posiciona.

Sinônimos

  • Cintilografia Cerebral
  • Cintilografia Cerebral c/ Ecd-TC99m
  • Cintilografia Cerebral c/ Hmpao-TC99m
  • Cintilografia Cerebral com Mibi-[TC-99m]
  • Cintilografia de Perfusão Cerebral
  • Cintilografia do Cérebro c/Ecd-TC99m
  • Perfusão Cerebral (Spect)
  • Perfusão Sanguínea Cerebral
  • Single Photon Emission Computed Tomography Cerebral
  • Spect Cerebral
  • SPECT CEREBRAL

O que é Cintilografia de Perfusão Cerebral?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso. 

Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, também chamada SPECT, o exame é feito com o objetivo de avaliar se há alguma alteração cerebral quanto à circulação dentro do órgão, dependendo da forma como o medicamento se posiciona.

Na Cintilografia de Perfusão Cerebral também é possível visualizar áreas do cérebro em atividade e que demanda mais energia, pois o medicamento se concentra nestas regiões e situação. Assim, é possível entender, por exemplo, o metabolismo cerebral.

 

Como é feito o exame Cintilografia de Perfusão Cerebral?

Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, o paciente deve permanecer em ambiente silencioso e escuro, sem estímulos, cerca de 20 minutos. Depois, um medicamento levemente radioativo é injetado. Aguardam-se alguns minutos para que possa espalhar-se pelo organismo e, após, o paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia, que fará a captura de imagens.

É utilizada uma bandagem para evitar movimentos da cabeça durante o exame.

 

Para que serve o Exame Cintilografia de Perfusão Cerebral?

Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral é possível detectar possíveis focos de epilepsia, permitindo que o médico detecte pontos onde há baixo sinal de atividade. O exame permite a visualização de danos cerebrais decorrentes do uso de drogas, como cocaína e crack, e o diagnóstico de doenças vasculares cerebrais, bem como o Alzheimer precoce.

Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral também é possível avaliar risco de AVC e confirmar morte cerebral.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento