Raio-X de Coluna Lombo-Sacra

Este exame permite uma avaliação da coluna lombo-sacra do paciente, observando, por exemplo, casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral.

Sinônimos

  • Raios X Coluna Lombar com Obliquas
  • Raios X Coluna Lombar e Transição Lombo-Sacra
  • Raios X Coluna Lombo-Sacra F+P+Obliquas
  • Raios X Coluna Lombo-Sacra F+P+Od+Oe

O que é Raio-X de Coluna Lombo-Sacra?

O exame de Raio-X é um dos exames de imagem mais comuns na medicina. É um exame indolor, não invasivo e de baixo custo. 

Funciona através da emissão de raios que penetram alguns tecidos do corpo humano, tornando a imagem enegrecida ao raio-X. Já em outros tecidos, os raios não penetram, como nos ossos e estruturas com certo grau de calcificação, fornecendo imagens brancas.  

No caso do Raio-X de coluna lombo-sacra, o exame tem como enfoque a porção inferior da coluna vertebral do paciente, observando tanto a parte lombar da coluna quanto o osso sacro e o cóccix. 

 

Como é feito o exame Raio-X de Coluna Lombo-Sacra?

Para a realização do Raio-X de coluna lombo-sacra, o paciente irá deitar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: em decúbito dorsal (“de barriga para cima”) e em decúbito lateral (“de lado”). 

Durante a captação das imagens, o profissional que estiver realizando o exame irá se ausentar, podendo dar orientações ao paciente a partir da sala de comando. O paciente deverá permanecer imóvel para que não prejudique a qualidade das imagens.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Coluna Lombo-Sacra?

O Raio-X de coluna lombo-sacra permite uma avaliação da coluna lombo-sacra do paciente, observando, por exemplo, casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral, fraturas, além de casos de “bico de papagaio” (osteófitos), hérnias discais e redução dos espaços discais.

Com o Raio-X de coluna lombo-sacra também se diagnostica condições como a artrose, espondilite anquilosante, tumores e avaliação após procedimentos cirúrgicos.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento