Raio-X de Dedo

Com este exame, estudamos os dedos da mão ou todos os dedos observando fraturas e torções.

O que é Raio-X de Dedo?

O Raio-x, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser um exame não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo, portanto, contraindicado para gestantes. 

É um exame bastante utilizado em emergências devido à sua rapidez. Ele gera fotografias na região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa. 

Em casos de estruturas, como ossos, a anormalidade é identificada como um corte escuro.

Com o Raio-X de dedo, estudamos os dedos da mão ou todos os dedos observando fraturas e torções.

 

Como é feito o exame Raio-X de Dedo?

Para a realização do Raio-X de dedo, o paciente deverá ficar sentado na extremidade da maca, com a mão posicionada sobre o chassi, que estará sobre a maca. O aparelho de raio-x estará posicionada acima da maca. 

A posição dos dedos depende do dedo que se deseja ser radiografado, podendo ser, por exemplo:

  • mão sob o chassi, com dedos abertos, distantes um do outro;
  • no caso da radiografia do dedo indicador médio, o paciente deverá posicionar a parte lateral (parte de fora) do dedo sob o chassi. 

 

O posicionamento ideal será orientado pelo técnico no momento do exame.

A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Dedo?

Além de fraturas e torções, o Raio-X de dedo permite estudar os dedos da mão e observar deslocamentos, artrite e artrose, processos degenerativos nas articulações e síndrome do túnel do carpo, além de tendinite na mão e dedo em gatilho.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento