Raio-X de Planigrafia Linear de Face

Este é um exame solicitado por especialista para análise de estruturas ósseas do crânio.

Sinônimos

  • Planigrafia da Face
  • Planigrafia dos Seios da Face
  • Planigrafia dos Seios paranasais

O que é Raio-X de Planigrafia Linear de Face ?

A planigrafia, também conhecida como tomografia linear, é um exame de raio-x em que obtém-se radiografias do corpo do paciente colocando em evidência estruturas que ficariam sobrepostas.

A planigrafia é um exame pouco utilizado nos dias atuais, sendo mais utilizada hoje na odontologia para a realização de radiografias panorâmicas dos dentes.

O planígrafo é um aparelho em que o tubo e o filme se movem ao mesmo tempo, mas em direções opostas.

Raio-X de Planigrafia Linear de Face é um exame de imagem, também conhecido como Raio-X de crânio ou sela túrcica ou mastoide. O procedimento não é invasivo e é usado para obter imagens das estruturas cranianas, em diversos cortes, por meio da movimentação do aparelho de radiografia.

As imagens são obtidas por meio de radiação ionizante, portanto é contraindicado para gestantes.  

 

Como é feito o exame Raio-X de Planigrafia Linear de Face ?

O exame Raio-X de Planigrafia Linear de Face não exige preparo, todas as orientações são passadas pelo médico solicitante e confirmadas no local onde será realizado o procedimento. 

No dia do exame, o paciente deve retirar objetos metálicos e seguir para a sala de  raio-X. Lá será posicionado em maca, deve ficar imóvel, e o técnico faz as orientações, capta as imagens e se o médico estiver satisfeito, o paciente pode ser liberado. 

 

Para que serve o Exame Raio-X de Planigrafia Linear de Face ?

O Exame Raio-X de Planigrafia Linear de Face geralmente solicitado por especialista para análise de estruturas ósseas do crânio. Entre as patologias mais comuns para este exame temos:

  • Fraturas
  • Neoplasias
  • Infecções
  • Tumores

 

O método é usado em conjunto com a história clínica e para definir o tratamento ideal, bem como avaliar o andamento da terapia. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento