Doppler Colorido Transfontanela

No Doppler Colorido Transfontanela, avalia-se o fluxo sanguíneo cerebral de recém-nascidos e prematuros.

O que é Doppler Colorido Transfontanela?

O doppler é um tipo de ultrassonografia que permite observar fluxos sanguíneos usando ondas sonoras de alta frequência, sendo possível observar a quantidade de sangue que se movimenta em veias e artérias. O exame é indolor e não invasivo.

No caso do Doppler Colorido Transfontanela, avaliamos o fluxo sanguíneo cerebral de recém-nascidos e prematuros.

O exame realiza ultrassom na fontanela (ou moleira), no topo da cabeça dos recém-nascidos, o que permite detectar hemorragia intracraniana precocemente, por exemplo. 

 

Como é feito o exame Doppler Colorido Transfontanela?

O Doppler Colorido Transfontanela é feito com aparelho de ultrassonografia.

No ultrassom, desliza-se um pequeno aparelho pela região da moleira, localizada no topo da cabeça do recém-nascido, e a análise dos resultados é feita em tela, identificando os fluxos sanguíneos no cérebro.

 

Para que serve o Exame Doppler Colorido Transfontanela?

O exame de Doppler Colorido Transfontanela permite diagnóstico mais rápido e preciso para doenças que afetam os recém-nascidos, como hemorragias cerebrais, traumatismos e coágulos cerebrais.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados