Neste exame são examinados os ossos da mandíbula e têmpora, além de músculos e tendões mais o disco articular que compõem esta articulação.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo, portanto, não invasiva.
No caso da ressonância magnética de articulação temporomandibular bilateral, estudam-se os lados direito e esquerdo da articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. A estrutura é responsável pelos movimentos de abrir e fechar da boca.
Durante o exame, obtêm-se imagens dos ossos da mandíbula e da têmpora, além de músculos, tendões e do disco articular que compõem essa articulação.
O exame é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca que desliza para dentro de um aparelho circular. Costuma durar cerca de 20 minutos, mas pode ter acréscimo de tempo por indicação médica. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas. São adquiridas imagens de cada lado separadamente, e também em diferentes graus de abertura da boca.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Outro componente que melhora a qualidade das imagens são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina. Por isso, deve-se remover objetos metálicos antes do exame.
Por meio deste exame, é possível diagnosticar disfunções da ATM, que causam fortes dores de cabeça, além de fraturas, desgastes, degeneração da articulação, artrite e deslocamento do disco articular.
A ressonância magnética possibilita, ainda, avaliar a presença de tumores, infecções na ATM, hiperplasia do processo coronoide e osteonecrose, por exemplo. Pacientes que sofreram traumas na face também podem realizar o exame para melhor avaliação.
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, a depender do caso. Dentistas, otorrinolaringologistas e cirurgiões maxilofaciais são alguns deles.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000.