Trata-se do exame de imagens que analisa os ossos, as articulações e os tecidos moles da região do quadril. São avaliados os ossos sacro, ílio, ísquio, púbis, os músculos e os feixes nervosos e vasculares da região.
A ressonância magnética de bacia é um exame de imagem indolor e não invasivo que analisa os ossos, as articulações e os tecidos moles da região do quadril. São avaliados os ossos sacro, ílio, ísquio, púbis, os músculos e os feixes nervosos e vasculares da região.
Outras indicações para esse exame são o estudo de tumores primários ou secundários (metástases) que comprometam tecidos moles ou ossos. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares ou em 3D.
O exame de ressonância magnética de bacia é realizado em um aparelho de ressonância magnética. O paciente deita em uma mesa, que desliza para dentro de um tubo grande. Durante o procedimento, ondas magnéticas são usadas para criar imagens detalhadas da bacia. O paciente deve permanecer imóvel para garantir a qualidade das imagens.
O exame de ressonância magnética da bacia serve para identificar possíveis anormalidades ou lesões na região da bacia. É uma ferramenta diagnóstica eficaz para a avaliação de condições como fraturas, tumores, infecções e doenças degenerativas. Além disso, pode auxiliar na detecção de problemas no quadril, na bexiga e no reto.
O exame de ressonância magnética de bacia é realizado em um aparelho de ressonância magnética. O paciente deita em uma mesa, que desliza para dentro de um tubo grande. Durante o procedimento, ondas magnéticas são usadas para criar imagens detalhadas da bacia. O paciente deve permanecer imóvel para garantir a qualidade das imagens.
O exame geralmente é solicitado por especialistas como ortopedistas, reumatologistas e neurologistas.
O exame de ressonância magnética de bacia é normalmente contraindicado para indivíduos com implantes metálicos, como marca-passos cardíacos, desfibriladores, clips de aneurisma cerebral, certos tipos de válvulas cardíacas, certos tipos de próteses vasculares, e pinos, placas, parafusos ou hastes metálicas.
Além disso, grávidas que estejam no primeiro trimestre de gestação também devem evitar o procedimento, a menos que seja absolutamente necessário. Portanto, é crucial informar todos os detalhes médicos ao radiologista antes do exame.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000.