Um exame não invasivo que permite avaliar as estruturas das articulações localizadas na região entre o sacro (porção inferior da coluna vertebral) e demais ossos da bacia.
Trata-se de um exame não invasivo e sem uso de radiação ionizante que permite avaliar as estruturas das articulações sacroilíacas, localizadas na região entre o sacro (porção inferior da coluna vertebral) e demais ossos da bacia.
Este tipo de ressonância magnética é utilizada principalmente para diagnosticar processos inflamatórios que afetam as articulações sacroilíacas, além de avaliar alterações mecânicas ou processos degenerativos.
O exame pode ser solicitado quando há suspeita de doenças que afetam a região das articulações sacroilíacas, especialmente em pacientes que apresentam sintomas como rigidez e dor local.
Ela pode auxiliar no diagnóstico de condições que cursam com sacroileíte, como a espondilite anquilosante, que são afecções inflamatórias que atingem a região.
Os resultados são analisados por um médico radiologista, que identifica possíveis anormalidades na região estudada. Para concluir o diagnóstico, avaliam-se também outros exames complementares e o quadro clínico do paciente. Desta forma, os achados variam para cada caso.
Diversos médicos especialistas podem solicitar a ressonância magnética das articulações sacroilíacas, incluindo reumatologistas e ortopedistas.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética Sacroiliacas e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000.