O que é climatério?

Muito confundido com menopausa, climatério é o termo médico utilizado para designar o período de transição da mulher, que sai de sua fase fértil até chegar em sua última menstruação. É a essa última menstruação que se dá o nome de menopausa.

O climatério pode ser uma fase muito delicada para várias mulheres, devido à flutuação de hormônios que acontece nessa época da vida. 

 

Quais são os sintomas de climatério?

Entre os principais sinais de que uma mulher passa pelo climatério, podemos destacar:

– irregularidades no ciclo menstrual, que podem se tornar mais longos do que o normal ou intermitentes;
– ondas de calor;
– sudorese excessiva;
– perda ou diminuição da libido;
– desconforto nas relações sexuais;
– diminuição da umidade da mucosa vaginal;
– depressão;
– variações de humor;
– irritabilidade;
– insônia;
– perda da elasticidade da pele;
– mudanças nas mamas, que podem ficar mais flácidas e
– aumento da porosidade dos ossos.

 

Como é o acompanhamento do climatério?

Por ser uma fase natural do organismo das pacientes, o climatério não tem cura e algumas mulheres podem sentir os sintomas com uma maior intensidade do que outras.

Para as mulheres em que o climatério atinge com mais força, é possível adotar terapias, como a reposição hormonal, que tornem mais fácil o período de transição entre vida reprodutiva e vida não reprodutiva.

Ter um acompanhamento médico durante o climatério também pode ajudar a prevenir condições que se instalam no organismo feminino depois da menopausa, como a osteoporose, por exemplo.

Por ano, a Rede D’Or São luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Marque a sua consulta.