Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito da família Aedes, em especial o Aedes aegypti, o mesmo da Febre Amarela. As causas da Dengue podem estar relacionadas à água parada, com desenvolvimento do mosquito. O que torna a enfermidade mais comum em regiões tropicais e subtropicais.
A dengue é uma doença perigosa transmitida pela picada do Aedes aegypt, ou mosquito da dengue, e que pode levar à morte em alguns casos. Sua ocorrência é mais comum em áreas de clima tropical, como no Brasil, favorável ao desenvolvimento da larva que rapidamente – em torno de 10 dias atinge sua fase adulta.
O mosquito precisa de um local quente e úmido (vasos, pneus ou calhas com água parada, caixa d’água aberta etc) para depositar seus ovos, que são colocados em grande quantidade e eclodem de forma rápida, dentro de 48 horas.
Os Sintomas da Dengue podem variar de pessoa para pessoa. Algumas podem não sentir nenhuma reação, enquanto outras apresentam quadros de médio à grave. Em geral, os sintomas apresentados são:
menos agressiva. A primeira manifestação é a febre, que tem duração de dois a sete dias, geralmente alta (39°C a 40°C). É de início abrupto, associada a dor de cabeça, fraqueza e/ou dor muscular, dor nas articulações e à dor atrás dos olhos.
Marque uma consultaesta fase pode estar presente em alguns pacientes, podendo evoluir para a forma grave. Tem início com a diminuição da febre, entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença, acompanhada do surgimento dos sinais de alarme como: Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, queda da pressão arterial, tontura, sangramento de mucosa, letargia e/ou irritabilidade.
Marque uma consultaé a forma mais perigosa da doença, colocando em risco a vida do paciente. Pode causar hemorragias severas, desconforto respiratório, diminuição do nível de consciência e alterações cardíacas.
Marque uma consultaDengue não tem cura. É essencial buscar a ajuda de um profissional de saúde, somente ele pode passar o Tratamento para seu tipo de Dengue. Em geral, o paciente precisa fazer repouso e consumir líquidos, como água e sucos naturais.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Mesmo sendo uma doença viral, a dengue tem tratamento, mas não há um medicamento específico. São essenciais a descoberta e o acompanhamento médico antecipado, principalmente no caso da dengue grave, o tipo mais perigoso.