Este é um exame radiológico simples que avalia possíveis problemas no osso zigomático (ou malar), conhecido como o osso da bochecha, que está situado acima e lateralmente na face.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O raio-X, também chamado de radiografia, é um dos exames mais comuns e solicitados, devido à sua acessibilidade e ao uso de doses baixas de radiação. Os Raios-X atravessam as estruturas do corpo, gerando imagens. É muito utilizado em urgências e emergências.
O raio-X de malar, portanto, é um exame radiológico simples que avalia possíveis problemas no osso zigomático (ou malar), conhecido como o osso da bochecha, que está situado acima e lateralmente na face.
O paciente é direcionado para a sala de raio x, sendo posicionado duas vezes, uma com as costas voltadas para o aparelho e as mãos para baixo, e a outra do lado esquerdo, com as mãos para cima e as costelas esquerdas em direção ao aparelho.
Primeiro, o técnico em radiologia posiciona o paciente que deve permanecer imóvel por alguns instantes. Na sala ao lado, fica o computador para onde as imagens do aparelho são enviadas. Se o médico estiver satisfeito com as imagens obtidas, o paciente está liberado.
Por meio do raio-X de malar, é possível visualizar fraturas, lesões ou outras alterações nos ossos faciais, especialmente após traumas, como quedas ou acidentes.
Embora seja um exame seguro, ele envolve radiação. Por isso, existem algumas situações em que o médico pode optar por outros exames. Veja as principais contraindicações:
Existem alguns médicos que podem pedir o raio-X de malar, dependendo da condição a ser investigada. Ortopedistas, neurologistas e cirurgiões bucomaxilofaciais são alguns exemplos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.