Com este exame, estudamos os dedos da mão ou todos os dedos observando fraturas e torções.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O raio-X de dedo é um procedimento de imagem que utiliza pequenas quantidades de radiação para produzir imagens detalhadas dos ossos do dedo. É comumente usado para diagnosticar fraturas, infecções, artrite e outras anormalidades ósseas.
O exame é rápido, indolor e não invasivo, fornecendo informações valiosas para médicos no tratamento de lesões e doenças dos dedos.
Para a realização do exame, o paciente deverá ficar sentado na extremidade da maca, com a mão posicionada sobre o chassi, sobre a maca. O aparelho de raio-x estará posicionado acima da maca.
A posição dos dedos depende do dedo que se deseja ser radiografado, podendo ser, por exemplo, a mão sob o chassi, com dedos abertos, distantes um do outro. No caso da radiografia do dedo indicador médio, o paciente deverá posicionar a parte lateral (parte de fora) do dedo sob o chassi.
O posicionamento ideal será orientado pelo técnico no momento do exame.
A captura de imagens é feita pela máquina de raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Além de fraturas e torções, o raio-X de dedo permite estudar os dedos da mão e observar deslocamentos, efeitos da artrite e artrose, alguns processos degenerativos nas articulações, e síndrome do túnel do carpo, além de tendinite na mão e dedo em gatilho.
Sim, existem contraindicações. Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez devem evitar o exame, pois a radiação pode prejudicar o feto. Além disso, pessoas com hipersensibilidade à radiação devem informar o médico. O uso de joias e metais também é proibido durante o procedimento, pois podem interferir nos resultados.
O exame de raio-X de dedo pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo do caso em questão. Ortopedistas, reumatologistas e médicos de emergência são os mais comuns a pedirem esse tipo de exame, principalmente quando há suspeita de fraturas, lesões ou condições reumatológicas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.