Este exame permite observar, além de fraturas, processos como o esporão, alterações degenerativas resultantes de condições como artrite e artrose, processos inflamatórios, tumores e até mesmo objetos estranhos que podem se alojar nesse osso.
O raio-X de calcâneo é um exame de imagem que permite visualizar o osso calcâneo, também conhecido como osso do calcanhar. Ele é o maior osso do pé e é essencial para a sustentação do corpo e movimentação ao caminhar ou correr.
Utilizando radiação ionizante, o exame permite obter imagens detalhadas dessa estrutura óssea. É um procedimento importante para o diagnóstico de diversas condições ortopédicas.

Durante o exame, o paciente é posicionado sentado ou deitado sobre uma maca. O técnico em radiologia ajusta o pé nas posições adequadas para capturar as imagens em pelo menos dois ângulos: plantar-dorsal e lateral.
O profissional então vai para a sala de controle e orienta o paciente a manter-se imóvel durante a captura das imagens. O procedimento é rápido e simples.
O raio-X de calcâneo é indicado para diagnosticar:

O exame é indicado para pessoas com dor no calcanhar, dificuldade para caminhar, inchaço, suspeita de fratura, dor crônica ou suspeita de condições inflamatórias e degenerativas.
O exame em si não provoca dor. Contudo, pacientes com lesões podem sentir desconforto no momento do posicionamento do pé, devido à sensibilidade local.
A principal contraindicação do exame é a gravidez. Gestantes devem evitar exposição à radiação, salvo em casos de extrema necessidade, com proteção adequada.
Pode haver, ainda, certa dificuldade de imobilização por conta de possíveis dores, comprometendo a qualidade das imagens.
O exame dura cerca de 5 a 10 minutos, mas todo o processo, considerando eventuais ajustes de imagem, pode levar de 20 a 30 minutos.
Os riscos são considerados mínimos. A quantidade de radiação utilizada é baixa, mas precauções como uso de aventais de chumbo são adotadas para proteger regiões sensíveis.
O exame pode ser realizado em hospitais, clínicas especializadas em diagnóstico por imagem e centros de atendimento de urgência. A Rede D’Or oferece o exame com tecnologia de ponta e equipe especializada, garantindo segurança e qualidade.
Sim, é obrigatório apresentar pedido médico para a realização do exame, conforme orientação do Ministério da Saúde, para assegurar a indicação clínica e minimizar exposições desnecessárias à radiação.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de até 20 minutos.
Jejum: Não é necessário jejum.
Contraindicações: Não realizar o exame em caso de suspeita ou confirmação de gravidez. Para dúvidas, contatar a unidade.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Raio-X de Calcâneo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.