Este exame estuda algumas patologias como artrose, bicos de papagaio, fraturas, luxações, desvios da coluna, como escoliose, etc.
O raio-X da coluna dorso-lombar para escoliose é um exame de imagem feito na região dorsal e lombar da coluna vertebral.
O exame é realizado por meio de raios X, que atravessam estruturas do corpo. Durante o exame, o paciente deve ficar deitado ou em pé, dependendo da orientação do técnico. As imagens são enviadas para um receptor e refletem diferentes densidades de estruturas, possibilitando a distinção de patologias.
O médico radiologista deve analisar as imagens e realizar um laudo. O exame é considerado normal se não for observada alteração. Caso contrário, o responsável relata as alterações, relacionando-as com a história clínica e os demais exames do paciente.
O exame é indolor. Durante a sua realização, entretanto, é solicitado que o paciente permaneça imóvel.
As principais contraindicações incluem:
O exame tem como objetivo identificar desvios na coluna, fraturas, modificações degenerativas e redução dos espaços entre as vértebras. Além disso, por meio dele é também possível verificar a ocorrência de traumas, fraturas, deslizamentos ou achatamento das vértebras, por exemplo.
Normalmente, esse tipo de avaliação é solicitada por um ortopedista, responsável por diagnosticar e tratar condições ósseas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.