Também conhecido como ortopantomografia, o raio X panorâmico de mandíbula é um dos exames de imagem mais comuns e solicitados devido à sua acessibilidade, por não exigir preparo prévio e não ser invasivo.
Também conhecido como ortopantomografia, o raio-X panorâmico de mandíbula é um dos exames de imagem mais comuns e solicitados devido à sua acessibilidade, por não exigir preparo prévio e não ser invasivo.
Por meio desse exame, é possível capturar a imagem panorâmica da mandíbula, permitindo observar em detalhes a dentição para localizar o posicionamento das raízes dos dentes, além de outros detalhes de estruturas presentes na mandíbula.
O raio-X panorâmico de mandíbula é um exame bastante solicitado por dentistas para se ter uma visão mais ampla das estruturas bucais.
Para a realização do raio-X panorâmico de mandíbula (ortopantomografia), o paciente ficará em pé ou sentado, imóvel e com a língua no céu da boca. O aparelho que faz a emissão dos Raios-X ficará alguns segundos girando em torno da cabeça do paciente, registrando todas as estruturas intrabucais.
Ele poderá ter que apoiar o rosto em uma estrutura, encaixando o queixo em um suporte, ou utiliza-se afastadores que permitem melhor captura de imagem da mandíbula.
De modo geral, esse raio-X é usado para fins ortodônticos, para tratamentos de remoção de dentes sisos ou colocação de aparelho dentário. No entanto, ele também pode ser usado para o estudo de lesões na mandíbula, problemas na ATM (articulação temporomandibular) e tumores.
O raio-X panorâmico de mandíbula pode ser solicitado pelo médico em seus exames de rotina para investigar alguma anormalidade ou pode ser feito em emergências ou urgências hospitalares.
Sim, existem contraindicações. Grávidas, especialmente no primeiro trimestre, devem evitar esse exame, assim como pessoas com hipersensibilidade à radiação ou que passaram por tratamentos radioterápicos recentes. Porém, cada caso é único e deve ser analisado individualmente por um profissional de saúde.
Esse raio-X pode ser solicitado por diversos especialistas, principalmente dentistas e cirurgiões bucomaxilofaciais para avaliar a estrutura da mandíbula. O exame oferece um panorama detalhado da região, auxiliando no diagnóstico de diversas condições dentárias e ósseas. Além disso, radiologistas também podem pedir esse exame em casos específicos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.