O raio-X trânsito colônico é realizado para avaliar distúrbios funcionais do cólon (órgão do sistema digestório) e o tempo de trânsito intestinal.
O raio-X trânsito colônico é realizado para avaliar, diagnosticar e monitorar distúrbios funcionais do cólon (órgão do sistema digestório) e o tempo de trânsito intestinal.
O exame de raio-X trânsito colônico é indicado para dores ou queixas de obstipação crônica (dificuldade de manter o trânsito intestinal regular), por exemplo: fezes endurecidas ou fragmentadas, evacuar em frequência menor que três vezes por semana e para descartar outras patologias.
O raio-X trânsito colônico é um método diagnóstico que investiga o intestino grosso. Inicialmente, o paciente ingere um contraste radiopaco, como o sulfato de bário, que percorre o sistema digestivo. Em seguida, são feitas imagens radiográficas em diferentes ângulos para visualizar o interior do cólon.
O exame permite avaliar a presença de anomalias, como pólipos, tumores ou obstruções. É um procedimento simples, mas o paciente pode sentir desconforto devido à ingestão do contraste.
Sim, o exame não é recomendado para pessoas grávidas, devido à exposição à radiação, ou para pessoas com suspeita de perfuração intestinal. Além disso, pacientes com colite grave também devem evitá-lo. Portanto, é essencial discutir seu histórico médico com seu doutor responsável antes de realizar esse procedimento.
O exame é geralmente solicitado por um gastroenterologista. Este especialista está apto a diagnosticar e tratar doenças que afetam o sistema digestivo, incluindo o cólon. O exame ajuda a identificar anormalidades, como obstruções ou tumores no cólon.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.