Neste exame examinamos a sela túrcica, região do crânio responsável por abrigar a hipófise, localizada atrás dos olhos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A planigrafia, também conhecida como tomografia linear, é um exame de raio-X em que se obtém radiografias do corpo do paciente, colocando em evidência estruturas sobrepostas. Desta forma, o médico consegue visualizar imagens detalhadas de camadas específicas do corpo.
Ela funciona movendo o tubo de raio-X em um arco durante a exposição, enquanto o filme se move na direção oposta. Esse movimento faz com que os objetos fora do plano de interesse fiquem desfocados, destacando apenas uma camada ou seção do corpo.
A planigrafia é um exame pouco utilizado nos dias atuais, pois foi substituída pela tomografia computadorizada.
O exame tem como objetivo analisar a estrutura óssea localizada na base do crânio, a sela túrcica. O local abriga a hipófise, uma glândula importante para controlar funções hormonais do corpo.
Para a realização do exame, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, com posicionamento orientado pelo técnico. Neste caso, múltiplas imagens são feitas para obter detalhes secionados.
A captura das imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades, com maior ou menor facilidade. O feixe deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Os ossos ganham determinada impressão, enquanto os tecidos moles e o conteúdo líquido geram outras marcas.
A partir desse exame, é possível estudar a sela túrcica em busca de tumores, alterações ósseas e lesões que podem afetar sua integridade.
Essa planigrafia também permite avaliar a síndrome da sela túrcica vazia, quando o espaço onde deveria estar presente a hipófise é preenchido pelo líquido cefalorraquidiano.
Atualmente, a planigrafia não é mais utilizada com frequência. Mas, caso haja solicitações para esse tipo de exame, ela pode vir de endocrinologistas e neurologistas, por exemplo.
Como a planigrafia utiliza Raios-X, não é indicada para mulheres grávidas, pessoas com implantes sensíveis à radiação ou pacientes com dificuldade de se manter imóveis durante sua realização.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.