O exame estuda o crânio com avaliação, em detalhe, de áreas como os ossos frontal e parietal, entre outras.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O raio-X de planigrafia linear de crânio é um exame diagnóstico que usa radiação para criar imagens detalhadas das estruturas do crânio. Ele permite a visualização de fraturas, tumores, infecções e outras condições.
Para a realização do raio-X, o paciente deita-se numa maca ou fica em pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. Nesse exame, múltiplas imagens são feitas para permitir as imagens seccionadas.
A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
Os ossos ganham determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Com esse raio-X, podemos estudar fraturas, malformações e tumores no crânio, assim como lesões e traumas.
Sim, ele é contraindicado para gestantes e para aqueles com hipersensibilidade à radiação. Também é desaconselhado para pessoas que passaram recentemente por um exame radiológico. Consulte sempre um profissional de saúde antes de realizar o exame.
Como este exame é utilizado para detalhar estruturas cranianas, pode ser solicitado por diversos especialistas. Entre eles estão: neurologistas, que estudam doenças cerebrais, neurocirurgiões, em casos de necessidade cirúrgica, e otorrinolaringologistas, em análises de estruturas nasais e auditivas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.