
BCG
Responsável pela prevenção da tuberculose. A vacina BCG contém uma bactéria enfraquecida chamada Mycobacterium bovis, que é semelhante à causadora da tuberculose em humanos.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina BCG?
A vacina BCG é um imunizante composto por uma bactéria enfraquecida da tuberculose, o Mycobacterium bovis, que estimula o sistema imunológico a produzir defesas contra a bactéria da tuberculose, sem causar a doença. Isso ajuda a proteger o corpo caso ele entre em contato com a tuberculose no futuro.
Para que serve a vacina BCG?
A vacina BCG serve para prevenir principalmente as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar.
Criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, é administrada por via intradérmica e aplicada no braço direito logo abaixo do ombro. A BCG é uma das primeiras vacinas administradas na vida de uma pessoa, geralmente logo após o nascimento.
Quais são as possíveis reações da vacina BCG?
A BCG pode deixar uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito. A resposta à vacina demora cerca de três meses (12 semanas), podendo se prolongar por até seis meses (24 semanas), e começa com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, evolui para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando.
A vacina BCG tem que inflamar?
A reação inflamatória no local da injeção é uma característica esperada e pode levar algumas semanas para desaparecer completamente. Isso faz parte da resposta do sistema imunológico ao Bacilo Calmette-Guérin, bactéria enfraquecida usada na vacina.
Quando tomar a vacina BCG?
No Brasil, as crianças devem tomar a BCG logo após o nascimento, preferencialmente nas suas primeiras 12 horas de vida.
Quantas doses da vacina BCG devem ser aplicadas?
A vacina BCG é administrada em uma única dose, sendo considerada eficaz na prevenção de formas graves de tuberculose em crianças. Não é necessária nenhuma dose adicional, mesmo em casos de contato com pacientes infectados com tuberculose.
É necessário pedido médico para fazer a vacina?
Não é necessário pedido médico.
A vacina BGC dá febre?
A ocorrência de febre após a aplicação da BCG é rara e, quando presente, costuma ser baixa e de curta duração. Caso a febre seja persistente ou acompanhada de outros sintomas incomuns, é recomendável consultar um profissional da saúde.
Quais são as fases da cicatrização da vacina BCG?
Confira abaixo as fases da cicatrização da vacina BCG.
- 1ª a 2ª semana: formação de uma lesão avermelhada na pele, com endurecimento de 5 a 15 mm de diâmetro no local da aplicação.
- 3ª a 4ª semana: desenvolvimento de uma bolha com pus devido ao amolecimento do centro da lesão, seguida pela formação de uma crosta.
Essas fases são típicas e indicam uma resposta imunológica adequada à vacina. Mas, se houver preocupações ou se o local apresentar sinais de infecção, busque o auxílio de um profissional da saúde.
Por que a vacina BCG deixa marcas?
A vacina é administrada logo abaixo da pele, e a cicatriz que pode surgir é uma reação imunológica do corpo ao bacilo atenuado presente no imunizante. No entanto, mesmo nos casos em que a cicatriz não aparece, a proteção contra a tuberculose permanece garantida.